terça-feira, 26 de janeiro de 2010

W123 e '02 - O prazer de conduzir

Na data de abertura deste blogue possuo dois veículos que são considerados em terminologia comum do mundo automobilístico como “clássicos”, embora tecnicamente sejam considerados “históricos” pela FIVA, de acordo com o post anterior:

- Um Mercedes W123 230 CE, de Agosto 1984 (o “W123”); e

- Um BMW 1602, de Janeiro 1974 (o “’02”).

O W123 foi adquirido em 25 de Junho de 2009 e o ’02 em 21 de Janeiro de 2010.

Cada um no seu estilo, e tendo em consideração que decorreu mais de uma década entre a fabricação de ambos, representa o verdadeiro prazer de condução que se tem vindo a perder com a evolução da indústria automóvel.

Ambos pertencem a gerações de automóveis com um carácter perfeitamente individualizado e distintivo dos restantes, tendo sido veículos marcantes para a Mercedes-Benz e para a BMW porque, respectivamente, representam o modelo mais vendido da marca de Estugarda e o modelo que permitiu à BMW ultrapassar a profunda crise financeira em que se encontrava.

A evolução da indústria automóvel permitiu dar passos seguros em direcção a uma maior segurança dos ocupantes dos veículos e a uma política de construção de automóveis mais amigos do ambiente, devendo estes factores ser encarados como extremamente positivos.

No entanto, há algo que os automóveis actuais perderam… O carácter único de cada modelo perdeu-se com as joint ventures entre diversas marcas e com a massificação da produção em série… a relação homem/máquina já não é a mesma, desde a introdução do ESP nos automóveis… a busca das sintonias das estações de rádio deixou de ser a mesma desde que se introduziu o RDS… os mapas deixaram de ter utilidade desde a invenção do GPS… a velha calculadora Casio deixou de ter utilidade para calcular as médias dos consumos das viagens desde que os automóveis passaram a ter computador de bordo… a surpresa de alguém nos dizer “tens uma luz de trás fundida!” deixou de fazer parte do nosso quotidiano, desde que qualquer falha eléctrica ou electrónica é identificada pelo veículo e apresentada no computador de bordo…

O prazer de conduzir é algo que se foi perdendo com os anos, mas que ainda se consegue recuperar aos feriados e fins-de-semana quando o W123 ou o ’02 saem garagem!

Em suma, este blogue pretende funcionar como um complemento para aqueles dias em que o passado e o prazer de conduzir regressam à estrada.

Este blogue vai ser organizado da seguinte forma:

- Fazer a apresentação do W123 e do ’02, enquanto veículos marcantes da Mercedes-Benz e da BMW, respectivamente;

- Apresentar publicidade da época de ambas as viaturas;

- Registar os encontros de clássicos em que o W123 e o ’02 participarem; e

- Enquadrar o património automobilístico que o W123 e o ’02 representam no património histórico e paisagístico dos locais visitados por ambos.

Boas viagens…

Sem comentários:

Enviar um comentário