Na data de abertura deste blogue possuo dois veículos que são considerados em terminologia comum do mundo automobilístico como “clássicos”, embora tecnicamente sejam considerados “históricos” pela FIVA, de acordo com o post anterior:
- Um Mercedes W123 230 CE, de Agosto 1984 (o “W123”); e
- Um BMW 1602, de Janeiro 1974 (o “’02”).
O W123 foi adquirido em 25 de Junho de 2009 e o ’02 em 21 de Janeiro de 2010.
Cada um no seu estilo, e tendo em consideração que decorreu mais de uma década entre a fabricação de ambos, representa o verdadeiro prazer de condução que se tem vindo a perder com a evolução da indústria automóvel.
Ambos pertencem a gerações de automóveis com um carácter perfeitamente individualizado e distintivo dos restantes, tendo sido veículos marcantes para a Mercedes-Benz e para a BMW porque, respectivamente, representam o modelo mais vendido da marca de Estugarda e o modelo que permitiu à BMW ultrapassar a profunda crise financeira em que se encontrava.
A evolução da indústria automóvel permitiu dar passos seguros em direcção a uma maior segurança dos ocupantes dos veículos e a uma política de construção de automóveis mais amigos do ambiente, devendo estes factores ser encarados como extremamente positivos.
No entanto, há algo que os automóveis actuais perderam… O carácter único de cada modelo perdeu-se com as joint ventures entre diversas marcas e com a massificação da produção em série… a relação homem/máquina já não é a mesma, desde a introdução do ESP nos automóveis… a busca das sintonias das estações de rádio deixou de ser a mesma desde que se introduziu o RDS… os mapas deixaram de ter utilidade desde a invenção do GPS… a velha calculadora Casio deixou de ter utilidade para calcular as médias dos consumos das viagens desde que os automóveis passaram a ter computador de bordo… a surpresa de alguém nos dizer “tens uma luz de trás fundida!” deixou de fazer parte do nosso quotidiano, desde que qualquer falha eléctrica ou electrónica é identificada pelo veículo e apresentada no computador de bordo…
O prazer de conduzir é algo que se foi perdendo com os anos, mas que ainda se consegue recuperar aos feriados e fins-de-semana quando o W123 ou o ’02 saem garagem!
Em suma, este blogue pretende funcionar como um complemento para aqueles dias em que o passado e o prazer de conduzir regressam à estrada.
Este blogue vai ser organizado da seguinte forma:
- Fazer a apresentação do W123 e do ’02, enquanto veículos marcantes da Mercedes-Benz e da BMW, respectivamente;
- Apresentar publicidade da época de ambas as viaturas;
- Registar os encontros de clássicos em que o W123 e o ’02 participarem; e
- Enquadrar o património automobilístico que o W123 e o ’02 representam no património histórico e paisagístico dos locais visitados por ambos.
Boas viagens…
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
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