terça-feira, 13 de abril de 2010

W123 - O castelo de Castelo de Vide

A norte da serra de S. Mamede situa-se o castelo de Castelo de Vide, uma fortaleza com uma importância estratégica determinante, dada a sua proximidade com a fronteira.


O município de Castelo de Vide situa-se no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo, fazendo fronteira com os municípios de Marvão, Crato, Nisa e Portalegre, estando limitado a nordeste pela fronteira com Espanha.


A vila de Castelo de Vide é também conhecida como “Sintra do Alentejo”, pelo seu carácter romântico, pelos seus jardins, pela vegetação abundante, bem como pelo clima ameno e proximidade à serra de S. Mamede.



Outrora imponente na defesa da soberania de Portugal face às investidas de Castela, o castelo medieval de Castelo de Vide ainda guarda reminiscências do seu forte carácter independentista na forma como o seu acesso é dificultado a quem tem que atravessar a zona histórica da vila com uma viatura da dimensão de um W123…


Mas, através de ruelas de parca dimensão outrora apenas calcorreadas pelos nossos antepassados em trajecto pedonal, o carácter perseverante (e a excelente brecagem) do W123 tornou possível alcançar o objectivo final ao conseguir chegar ao seu destino: o castelo de Castelo de Vide!


E sem riscos nem amolgadelas…

Sem comentários:

Enviar um comentário