segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nisaclássica III

Foi no Encontro da Moita de Fevereiro que o Nisaclássica III começou a ser preparado…
O Pedro Barreto e a Ana Seabra, habitués destas lides convenceram-me (muito facilmente) a estar presente na edição de 2011 deste evento.
Alguns meses depois, na madrugada de dia 28 de Maio, dois ’02 seguem desde Lisboa até ao Porto Alto onde se encontram com uma caravana vinda de Mafra. Daí até Nisa esperava-nos um agradável passeio por estradas nacionais, com paragem em Montargil, tendo chegado ao nosso destino precisamente à hora combinada: 9 horas da manhã.
A Praça da República de Nisa acolheu cerca de 40 clássicos de diferentes proveniências e idades, que lhe deram um colorido diferente do habitual.
Começando pelo '02...

E continuando com alguns dos clássicos que marcaram presença em Nisa...


















E agora uma foto de "família", o meu '02 com o '02 conduzido pelo Pedro Barreto...


Após a calorosa recepção do Mário Macedo e restante pessoal da organização, foi altura da caravana seguir em direcção a Monte Claro, onde a (forte) componente gastronómica deste evento se começou a fazer sentir durante o pequeno-almoço...




Depois do (avantajado) pequeno-almoço, a comitiva seguiu para a Barragem Hidroeléctrica do Fratel, onde teve lugar uma visita guiada, permitindo a todos os participantes ficar a conhecer um pouco melhor a actividade da Central Hidroeléctrica.



De seguida, a caravana tomou o rumo de Gáfete, local onde decorreu o almoço.


Após o repasto, seguimos até Flor da Rosa, onde teve lugar uma visita ao Mosteiro, Museu e Igreja.

Como os ares desta zona do país abrem o apetite, a caravana rumou a Vale do Peso, onde decorreu um lanche no centro da vila.


Para que os convivas de zonas mais longínquas ficassem a conhecer verdadeiramente a riqueza gastronómica de Nisa, os clássicos seguiram até Alpalhão, onde decorreu uma prova de enchidos tradicionais.


Como esta região não é conhecida apenas pelos seus enchidos, seguiu-se uma prova de queijos em Tolosa, com visita a uma fábrica local.


Ao entardecer a caravana de clássicos regressou a Nisa mesmo à hora de mais um lauto repasto...


No dia 29 de Maio, os convivas encontraram-se pela manhã novamente na Praça da República de Nisa, tendo daí partido para Arneiro, onde foi servido mais um opíparo pequeno-almoço...



Depois de passagens pelas localidades de Duque e Pardo, a comitiva seguiu para o Pé-da-Serra, onde decorreu o almoço e foi possível observar mais alguns clássicos que participaram neste magnífico evento.



De regresso ao centro de Nisa, local das despedidas, tivémos uma bela surpresa à nossa espera...


De volta à estrada, foi tempo de fazer a viagem até ao ponto de partida, com nova paragem em Montargil.

Aqui ficam os meus agradecimentos ao Mário Macedo e restantes elementos da organização deste evento e os meus votos:

 
Venha daí o Nisaclássica IV!

1 comentário:

  1. Que beleza de passeio deve ter sido.

    Nisa ficou com outro encanto.

    Que belas companhias tiveste, António.

    É difícil dizer qual o clássico de que gostamos mais quanto se gosta de Automóveis Clássicos, mas esse Renault 16 azul, nestas fotos, para mim, destaca-se!
    O meu primeiro carro, comprado por mim, foi um R16 de 1969 - e deixou recordações... e saudades!

    Abraço, amigo,
    Jorge

    ResponderEliminar