segunda-feira, 8 de março de 2010

W123 - Almourol


O Castelo de Almourol situa-se numa pequena ilha granítica, com 310 metros de comprimento e 75 metros de largura, em pleno Tejo, um pouco depois da confluência com o Zêzere, localizada em Vila Nova da Barquinha.


Na altura da Reconquista Cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado em 1129 por D. Afonso Henriques, tendo sido mais tarde entregue aos cavaleiros da Ordem dos Templários, que tinham a responsabilidade do povoamento do território entre os rios Mondego e Tejo, bem como a defesa de Coimbra, que era nessa época a capital de Portugal.


Este Castelo foi reedificado após a sua entrega aos Templários, tendo assumido nessa altura as características arquitectónicas que ainda hoje se podem observar.


Em 1311, durante o reinado de D. Dinis, o Papa Clemente V extinguiu a Ordem dos Templários, passando o Castelo de Almourol para a égide da Ordem de Cristo.


Com o avanço da reconquista para Sul, esta fortificação começou a perder importância estratégica.


O Castelo de Almourol foi danificado aquando do terramoto de 1755, tendo sofrido algumas alterações arquitectónicas durante o século XIX, tendo sido entregue ao Exército português na segunda metade desse século.


Em 16 de Junho de 1910 foi classificado como Monumento Nacional de Portugal.


Um local histórico merece a visita de um veículo histórico...

Ao entardecer…

Ao anoitecer…


Do outro lado do Tejo…

2 comentários:

  1. Ora cá está mais um belíssimo local a visitar... uma vez mais do meu não conhecimento.

    ResponderEliminar
  2. A utilização do adjectivo superlativo absoluto sintético nessa frase relativamente ao castelo de Almourol ganha particular significado vindo de alguém que conhece tão bem os castelos escoceses... :)

    ResponderEliminar