terça-feira, 26 de janeiro de 2010

BMW '02

Os primórdios da BMW remontam a 1916, quando em 7 de Março é fundada a Bayerische Flugzeug-Werke (BFW – Fábrica Aeronáutica da Baviera), começando a sua actividade com a produção de motores para aviões.

Posteriormente, em 1922, a Bayerische Motoren Werke (BMW – Fábrica de Motores da Baviera) adquire a fábrica da BFW, passando também a produzir motociclos e automóveis.

O símbolo da BMW representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta, alusivas ao céu e ao movimento, tendo sido criado depois dos irmãos Karl Rath e Gustav Otto terem conseguido permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917.

A promulgação do Tratado de Versalhes, após o final da I Guerra Mundial impôs à Alemanha um longo período de inibição na construção de aeronaves. Assim, nos anos seguintes a BMW passa a desenvolver novos projectos, apresentando a sua primeira motocicleta na Feira Automóvel de Berlim de 1923. Em 1928, a BMW compra a fábrica de automóveis de Eisenach, que produzia sob licença uma versão do Austin Seven. A BMW desenvolve este automóvel em diversas carroçarias, lançando-o em 1929 como BMW 3 / 15 PS DA 2, resultando num grande sucesso.

Após a II Guerra Mundial, a fábrica da BMW de Munique estava praticamente destruída, mantendo-se quase intacta a fábrica de Allach, onde a BMW é autorizada a reparar os veículos militares americanos, podendo fabricar peças para estes veículos, assim como alfaias agrícolas e bicicletas. Apesar de recuperar a licença para construir motocicletas, a BMW não tinha condições para reiniciar a sua produção nesta fase.

Em meados dos anos 50, em pleno desenvolvimento económico acelerado da então República Federal da Alemanha, a BMW começa a produzir veículos desportivos que são aclamados pela crítica. No entanto, é um pequeno veículo de 2,29 metros produzido sob licença da empresa italiana ISSO que se torna num caso de sucesso em termos de comerciais, atingindo as 160.000 unidades vendidas.

Após a célebre assembleia-geral de 1959, em que os accionistas da BMW recusaram que a empresa fosse adquirida pela concorrente Gottlieb Daimler, a empresa entra na década de 60 com a construção de uma nova era de automóveis, a Neue Klasse, onde mais tarde se viria a incluir a célebre Classe ’02.

A Neue Klasse



No Frankfurt Motor Show de Setembro de 1961 é apresentado o primeiro automóvel da Neue Klasse, o BMW 1500, um veículo de 4 portas com um motor M10 de 4 cilindros, cujo sucesso de vendas permitiu à BMW em 1963 distribuir dividendos aos seus accionistas pela primeira vez em 20 anos.

Em 1963 é introduzido o BMW 1800, uma versão mais potente do primogénito da Neue Klasse, mantendo as 4 portas, mas apresentando alterações na grelha frontal e um quadrante mais moderno.

Em 1964 surge o BMW 1600 que, passado algum tempo, assume o lugar do seu precursor na Neue Klasse, o BMW 1500.

O ‘02


Max Hoffman, um importador de automóveis para os Estados Unidos da América teve a iniciativa de contactar a BMW transmitindo-lhe a sua opinião em como os automóveis da Neue Klasse teriam ainda um sucesso comercial muito maior se fossem vendidos em formato de 2 portas.

A BMW aprovou esta ideia e contratou o designer italiano Giovanni Michelotti, famoso pelos seus sucessos com o Triumph Spitfire e TR4 para desenvolver a versão de 2 portas da Neue Klasse.

Em 1966, no Auto Show de Geneva é apresentado o 1600-02 (mais tarde conhecido como 1602), um veículo cuja designação significava em simultâneo a cilindrada e o número de portas.

Este veículo, lançado no mercado internacional por um preço bastante reduzido, foi um enorme sucesso de vendas graças à sua qualidade de construção, fiabilidade e maneabilidade, sendo caracterizado pela revista Road & Track como “a great automobile at the price”.

O ’02 em Portugal


Um total de 12.774 unidades de BMW ’02 foi montada na empresa Batista Russo, S.A.R.L., em Vendas Novas, no seguimento da Lei da Integração Nacional aprovada por Oliveira Salazar.

Estes veículos, montados em Portugal distinguiam-se dos restantes pelo facto de utilizarem componentes nacionais, nomeadamente os vidros, que eram produzidos pela Covina (Companhia Vidreira Nacional) e os estofos que eram fabricados pela Molaflex.

As versões seguintes


O enorme sucesso do BMW 1602 permitiu o desenvolvimento do BMW 2002, cujos ex-líbris foram o BMW 2002 tii e o BMW 2002 Turbo, um dos automóveis mais famosos da BMW, permitindo que esta marca alemã ficasse sempre associada à construção de viaturas com carácter desportivo aliadas a uma elevada performance.

O BMW 1602 também serviu de base à versão cabriolet, desenvolvida pelo fabricante de carroçarias Baur.

Em 1971 foi lançado o Touring, nas versões 1600, 1800, 2000 e 2002 tii, um hatchback de 3 portas, com as mesmas linhas frontais dos sedans.

O pós-‘02


O sucesso desta gama de veículos permitiu o surgimento da Classe 3 já nos seus sucessores em meados dos anos 70. A Série 3 da BMW tem-se pautado até aos dias de hoje como uma gama de veículo de grande qualidade e com uma quota de mercado relevante no seu segmento.

O Clássico


Após 48 anos do surgimento da Neue Klasse e 44 anos da fabricação do primeiro ’02, esta gama de veículos mantém-se como uma referência da BMW, assumindo a posição de um dos automóveis mais marcantes da sua história, quer pelo sucesso de vendas alcançado, quer pelo ponto de viragem que a sua comercialização representou para a empresa em termos financeiros.

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