quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

'02 - Giovanni Michelotti

A Neue Klasse da BMW foi apresentada no Frankfurt Motor Show em Setembro de 1961, com o BMW 1500, um veículo de 4 portas com um motor M10 de 4 cilindros.


Max Hoffman, que importava estes veículos para os Estados Unidos da América sugeriu que a BMW produzisse uma versão de 2 portas, aliando, desse modo, um design mais apelativo à qualidade da viatura.

A BMW acolheu favoravelmente a sugestão e contratou o designer italiano Giovanni Michelotti para desenvolver o 1600-02 (mais tarde designado por 1602, cuja designação significava em simultâneo a cilindrada e o número de portas), a primeira viatura de 2 portas desta gama, tendo sido apresentada no Auto Show de Geneva em 1966.

Giovanni Michelotti foi um dos mais importantes designers da indústria automóvel do século XX. Nasceu em Turim em 1921 e iniciou a sua carreira na Carozzeria Farina (actual Pininfarina S.p.A.).

Na sua actividade profissional esteve ligado a diversas marcas de automóveis para além da BMW, sendo a Triumph aquela com que teve uma relação mais duradoura, ficando intimamente ligado aos seus maiores sucessos.

Aqui ficam alguns exemplos das criações de Michelotti, cuja contratação pela BMW se revelou um autêntico triunfo para a marca Bávara...





2 comentários:

  1. Espectacular, António.
    O "meu ovo estrelado" ainda andou num BMW 1800 que é recordado com saudade. Era azul como o 1500 que apresentas mas tinha os frisos que lhe davam aquele aspecto que tanto apreciamos.
    Bem hajas pelo blog que já sigo com muito entusiasmo.
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    Vai passando por cá... Serás sempre muito bem vindo!

    Um abraço,

    António

    ResponderEliminar